Dificuldades no processo de Ascensão, por Ashtar Sheran

Transmissão de Ashtar Sheran.

Na sessão de trabalho do Grupo de Canalização do Entroncamento, 12 de Abril de 2004. Portugal. 
Canalizado por Vitorino de Sousa.  www.sistemaanura.com

Eu sou o Comandante Ashtar, e queria falar-vos sobre algumas dificuldades do processo de ascensão: Como sabem, esse processo implica uma profunda purificação... Aliás, "ascensão" pode ser sinônimo de "purificação". Portanto, que se desenganem aqueles que acham que vão ascender apenas porque gostariam de se sentirem ascendidos, através de uma simples declaração de intenção mental - repito: mental - de que pretendem ascender. A intenção tem sido realçada como uma ferramenta essencial da Nova Energia, mas a sua manifestação tem de ser feita a partir do coração, não a partir do mental... Todavia, não deixa de ser uma declaração de intenção... Declarar tal intenção significa declarar-se disponível para tudo o que implica essa ascensão ou essa purificação... Essencialmente, significa profundas alterações no comportamento físico, mental e emocional, no sentido de não continuar a produzir aquilo que, mais tarde, terá de ser purificado.

Portanto, como compreenderão, não serve de nada estar a tirar por um lado e a acrescentar pelo outro!...

Assim, o processo de purificação tem dois aspectos essenciais: antes de mais nada, parar com a "produção" daquilo que, mais tarde, vai ter de ser eliminado; depois, eliminar o que já foi produzido e está acumulado. Se isso não for feito, geram-se as mais diversas perturbações, que não têm a ver necessariamente com aquilo que foi chamado "os sintomas da ascensão". Poderão ser perturbações de ordem física, mental, emocional ou psíquica - o fruto do choque de intenções das diversas parcelas do Ser, a consequência de haver umas parcelas que querem subir e outras que não acompanham. Essa tensão gera o conflito que, mais cedo ou mais tarde, acabará por ser somatizado. Ora, como o ser humano encarnado não tem como verificar quais os aspectos da sua totalidade estão a subir e quais os que estão a ficar para trás - limita-se a sentir as consequências dessa falta de sincronia - sugere-se que a intenção seja manifestada no sentido de que todos os aspectos do Ser sejam elevados simultaneamente para evitar discrepâncias e desequilíbrios, mesmo que essa ascensão em bloco possa demorar um pouco mais... mas apenas um pouco mais. Será, porém, uma caminhada muito mais segura, muito mais equilibrada e, em última análise, muito mais saudável.

Para isto concorre uma certa clareza, um certo discernimento em relação àqueles que, à vossa volta, dificultam ou impedem essa subida harmoniosa. Ou seja, aqueles que, de alguma forma, puxam para trás alguns dos aspectos do vosso Ser. São necessários uma extrema vigilância e um discernimento muito apurado para se perceber quais os episódios (ou as pessoas que os desencadeiam) que não contribuem para a ascensão, independentemente do laço que vos une. E, por razões que decerto compreenderão, são aqueles que mais perto estão familiarmente quem tem a maior probabilidade de vos puxar para trás. É, de facto, um grande desafio ao vosso desapego!

E, não se esqueçam de que, com a vossa atitude sábia, ajudam - talvez não da maneira mais agradável - essas outras pessoas a evoluírem. Como?... Não fazendo o jogo delas!... Não façam o jogo de quem nos puxa para trás, só porque é o pai, só porque é a mãe, só porque já têm a idade X ou Y. O mandamento "Amai pai e mãe" significa precisamente isso!... Ama-se um pai e ama-se uma mãe quando não se faz o jogo, cujo resultado é o aumento do grau de "impureza" neles. Isso é que é amar pai e mãe! Respeitar pai e mãe é reconhecer a sua dignidade e a sua origem cósmica, em vez de todas as tortuosidades que o ego humano pode inventar e exercer sobre outro ser humano. Os mandamentos foram dados pelo Espírito e, portanto, é para serem respeitados espiritualmente... Amar, é amar espiritualmente. Mas como esses mandamentos foram dados numa época em que os Humanos sentiam pouco contacto com o Espírito ( Preferiam seguir "patriarcas" que, realmente, estavam em contacto estreito com o Espírito, acrescento eu, agora, na hora de transcrever o que disse), eles foram interpretados do ponto de vista terreno... Então, "respeitar" significou "obedecer", o que, na maior parte dos casos também significou "escravizar" ou teve como consequência o domínio de um ser humano sobre outro, com o apoio dos laços familiares da paternidade e da maternidade.

Então, é tudo isto que está em causa...

É necessário, urgentemente, fazer uma reformulação dos conceitos - todos - que têm sido postos em prática desde o ponto de vista terreno, portanto limitado, para que passem a ser encarados do ponto de vista espiritual. Conceitos como Verdade, Justiça, Bondade, Compaixão, Amor, Poder... Tudo isso tem de ser reformulado para deixar de ser posto em prática apenas com as regras criadas à superfície do planeta – essas que geraram a situação que, agora, nós e vocês, tão empenhados estamos em sanear. E esse saneamento é feito, evidentemente, passando a escrever esses atributos com inicial maiúscula!

Não queria retirar-me antes de agradecer, mais uma vez, o vosso empenho e o vosso trabalho, chamando a atenção para a necessidade de firmeza que é necessário incutirem nas vossas atitudes e nas vossas palavras. É uma firmeza que advém da vossa determinação - já por demais expressa - de recuperarem a vossa condição cósmica. E, desde esse ponto de vista, não pode haver tibieza.

Há pouco foi dito que é preciso "ser incisivo". Pois é disso que se trata. Tem de haver Amor, não complacência; tem de haver Compaixão, não indulgência; foi a extrema permissividade e a auto-indulgência em que os Humanos caíram que acabou por gerar a situação da qual, agora, têm tanta dificuldade em sair.

Não confundam "Amor" com "ser bonzinho"!... Ser "boa pessoa", não chega!

Deixo-vos, por agora, com todo o meu amor, com toda a minha dedicação e com toda a minha disponibilidade.

Fim de transmissão.